terça-feira, 4 de março de 2008

JESUS CURA UMA MULHER ENFERMA

Uma mulher que sofria de uma hemorragia, durante 12 anos, foi ao encontro de Jesus e em meio a multidão, apenas por tocar Suas vestes com fé, imediatamente é curada.



Estudando profundamente a vida de Jesus, optei por me concentrar primeiramente nos milagres porque entendo que foi a forma que Deus achou para demonstrar aos homens daquela época, que Jesus era especial e trazia com Ele o poder Divino na Terra, mas principalmente para nos deixar ciente de uma nova possibilidade de cura milagrosa que até hoje não é bem compreendida e utilizada por nós.

Estratégia incrível e interessante no plano de Deus, óbvio pois Ele possui e É a Inteligência Superior, mas se pensarmos bem, em uma época em que a informação não se espalhava rapidamente como hoje, existiria melhor forma de divulgar rapidamente a Sua presença do que através de milagres de cura de enfermos, ressurreição de mortos e expulsão de demônios?

Na infância, como cita a Bíblia em várias passagens, o jovem Jesus possuía conhecimentos teóricos, sobre as profecias e os antigos textos sagrados e os demonstrava com auturidade em debates realizados nas sinagogas. Mas também na infância, já realizava milagres conforme o Evangelho apócrifo de Tomé (pseudo-Tomé), e inúmeros outros textos que não estão na Bíblia Sagrada atual, mas que eu acredito ser um texto com inspiração Divina pelo mesmo motivo que se justifica os outros livros da Bíblia. Vou falar sobre esses milagres em outro texto.


Acho que é desejo de Deus que agora, passemos a reunir todas as informações desses outros textos com a certeza de que Ele irá guiar e depurar o que é Verdade, o que é relevante e o que não é.

Um dos milagres que estou estudando e que mais tem me facinado, é intitulado em alguns modelos de Bíblias como Jesus cura uma mulher enferma, citado nos Evangelhos dos apóstolos Mateus, Marcos e Lucas, possui uma particularidade muito interessante.


Uma mulher que sofria de uma hemorragia por cerca de doze anos, foi ao encontro de Jesus e em meio a multidão apenas toca Suas vestes e imediatamente é curada pois tinha a certeza que isso ocorreria.


Naquele dia Jesus já havia realizado vários outros milagres e viria realizar mais outros depois deste, sendo que essa passagem ocorre especificamente após o incidente muito conhecido da vida de Jesus em que Ele atravessava o lago de barco quando se inicia uma tempestade fazendo com que barco se enchesse de água. Os discípulos apavorados acordam Jesus que estava dormindo e imediatamente Ele ordena cessar a chuva e os ventos que assim ocorre. Por fim Jesus os repreende perguntando onde estavam a sua fé. Os discípulos atemorizados e admirados perguntavam uns aos outros "Quem é este que até os ventos e a água manda e lhe obedecem?"


Após chegar a outra margem do lago citado pela Bíblia como a terra dos gerasenos, defronte a Galiléia, Jesus já na chegada, expulsa rapidamente uma legião de demônios de um homem, quando Jairo um dos chefes da sinagoga viu Jesus e jogou-se aos seus pés implorando que Ele fosse até sua casa pois sua filha estava a beira da morte. Jesus foi lhe seguindo juntamente com seus discípulos e uma grande multidão que o acompanhava e o apertava.


Interessante notar que nessa época, a fama de Jesus já era bastante conhecida e centenas de pessoas o aguardavam, seguiam, queriam estar a sua volta e tocá-lo, com grande fé e certeza de cura.

O apóstolo Marcos apresenta o milagre e confirma essa afirmação, especificamente em 5: 25-28 "Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, indo até a pior, tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto, porque dizia: Se tão somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal.

Neste momento Jesus pergunta:


- Quem me tocou?


O apóstolo Pedro, se surpreende com a pergunta e diz:


- Mestre, as multidões te apertam e te oprimem e perguntas quem me tocou?


mas Jesus olhava ao seu redor para ver quem o tinha tocado e responde:


- Alguém me tocou, pois percebi que de mim saiu poder.


Nisso Jesus nota a mulher trêmula, consciente do que havia ocorrido e declarou-lhe perante todos porque o havia tocado e testemunhou que já estava totalmente curada, sendo que Jesus conclui:


- Filha, atua fé te salvou, tem ânimo, vai em paz e fica livre desse teu mal.

São incríveis os fatores que envolvem esse milagre e merecem ser analisados e refletidos:

Primeiramente pelo grande e extenso sofrimento da mulher que há doze anos sofria dessa hemorragia. Quem é mulher pode ter uma idéia mais específica do que ela sentia.

Segundo pela certeza que ela tinha que seria curada por Jesus. Não temos como saber se havia planejado como isso iria acontecer. Eu acho que ela queria falar com Jesus e contar sua enfermidade mas vendo a enorme multidão, pensou rapidamente numa outra forma e então decidiu apenas tocá-lo.

Podemos imaginar e temos que ter para sempre em mente a determinação dessa mulher que ainda doente e fraca por doze anos de hemorragia e ainda sangrando naquele momento, lutou entre a multidão para chegar perto de Jesus com a certeza e a fé inabalável que ainda assim seria curada por Ele apenas com um toque!

Cabe lembrar que ela consegui tocar apenas as vestes de Jesus.

Claro que foi curada imediatamente!

Sua fé era tão grande que Jesus parou entre toda aquela multidão pois sentiu o PODER.

QUEM ME TOCOU?

Parecia na hora uma pergunta sem razão pois toda a multidão o tocava.

QUEM ME TOCOU?

PERCEBI QUE DE MIM SAIU PODER!

essas formam extamente as palavras de Jesus especificadas nos evangelhos de Marcos e Lucas.

Jesus notou a mulher fraca e trêmula, mas curada e a abençôa:

- Filha a tua fé te salvou; vai-te em paz livre desse teu mal.

Temos muito que observar e prestar atenção que Jesus diz:

A TUA FÉ TE SALVOU

DELE SAIU O PODER, MAS FOI A FÉ, A CERTEZA DE QUE SERIA CURADA E A DETERMINAÇÃO DE LUTAR ENTRE A MULTIDÃO QUE A SALVOU.

Se estudarmos os outros milagres, em alguns Jesus faz a seguinte pergunta: Tens fé de que será curado? ou afirma: Crê somente. É a partir daí o milagre se realiza. No caso dos milagres junto aos discípulos os repreende: Onde está a vossa fé?

Jesus é que enfatiza a importância e a necessidade da fé e da certeza para a realização do milagre.

Após essa passagem Jesus continua sua ida até a casa Jairo acompanhado por alguns discípulos e ressucita a sua filha.

Jesus onvindo aquilo, responde:

- Não temas, crê somente, e será salva


















Lucas 8:



42 ... Enquanto, pois, ele ia, apertavam-no as multidões.



43 E certa mulher, que tinha uma hemorragia havia doze anos [e gastara com os médicos todos os seus haveres] e por ninguém pudera ser curada,



44 chegando-se por detrás, tocou-lhe a orla do manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia.



45 Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem.



46 Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder.



47 Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada.



48 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.




Mateus 9:



19 Levantou-se, pois, Jesus, e o foi seguindo, ele e os seus discípulos.



20 E eis que certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, chegou por detrás dele e tocou-lhe a orla do manto;



21 porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar-lhe o manto, ficarei sã.



22 Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã.




Marcos 5

24 Jesus foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.



25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia,



26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,



27 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto;



28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.



29 E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal.



30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?



31 Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou?



32 Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera.



33 Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade.



34 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.

Nenhum comentário: